quarta-feira, 2 de junho de 2010

Vida de escritor...


Não serei hipócrita ao ponto de dizer que minha escrita é perfeita, mas pelo menos planejo e organizo minhas idéias para que o leitor entenda o que eu quis dizer. Não posso negar que em alguns pontos a pressa me impede de fazer uma revisão melhor, não posso negar que eu erro. Não posso negar que ainda sou bem amadora comparada aos meus ídolos literários. Não posso negar que conheço quem escreve muito melhor do que eu.


Mas também não posso negar que me esforcei. Desde o começo quis escrever aquilo que eu gostaria de ler, com a paciência e dedicação.


Passei horas digitando, apagando, cortando coisas e acrescentando uma ou outra palavra (ou vírgula) para que um parágrafo tivesse a melhor coesão possível.


É complicado passar para o papel aquilo que você está sentindo.


Preocupei-me em responder cada comentário, em ser simpático e festejei cada vez que via outro. Concordei e me engrandeci com as críticas.


Desejo ver as fics escritas com o coração, cuja escrita beira a impecável receberem o reconhecimento merecido. Desejo que as fics que parecem ter sido escritas por escrever, tenham reviews honestas, críticas diretas. Desejo que as pessoas que escrevem por escrever percebam que suas fics não ficam boas porque falta o sentimento, falta trabalho, falta talento.


Desejo que os escritores só recebam reconhecimento se merecerem.


O melhor dos escritores consegue escrever mais com menos, sabe ser ousado, sabe ter classe. Desejo que os maus escritores vejam no que eles estão usando as palavras erroneamente e tentem melhorar.


Desejo que o número de reviews seja proporcional à qualidade das fics, receber um comentário de quem não gostou de uma fic minha dizendo porque não gostou.


Desejo que com o reconhecimento os tantos talentos escrevam livros e se tornem escritores famosos, para dizerem, olhando para seu passado: “só cheguei aqui, porque na minha época de fics, meu trabalho foi devidamente reconhecido”. E sonho dizer essa frase, sonho ouvir outras pessoas dizendo ao meu redor.


Meu desejo não é impossível. Só precisamos nos mobilizar, escrever com nossos corações e comentar com nossa sinceridade. Nos abrir para novas experiências e deixar nossa preguiça de lado, para apreciar o trabalho daqueles que merecem.


Só precisamos começar. Ler e escrever é maravilhoso, não é?


#
Baseado e meio que copiado com alterações daqui, ó: manifesto pró fics bem escritas.

Um comentário:

  1. Fico realmente emocionada quando conheço pessoas que leem por prazer e que conseguem colocar no papel aquilo que sentem, que gostam, suas ideias, sejam elas loucas ou convencionais, mais que fazem isso de maneira única, eu diria... Brilhante. É um dom. Num mundo em que adolescentes em sua maioria são totalmente alienados, eu tento não ser e venero pessoas que também partilhem disso. Jovens que se limitam a um mundo pobre de leitura e conhecimento e que veneram livros ridículos. Enfim, adorei esse texto e me senti motivada a continuar escrevendo.Os escritores são a alma do mundo.

    ResponderExcluir

Pessoas que não comentam estão sujeitas a serem completamente drenadas por mim e meus dentes. Sério. >:D